Gato

Aprenda tudo sobre o gato Siamês

Aprenda tudo sobre o gato Siamês

Você tem um gato siamês? Sabe tudo sobre essa raça? Eles são considerados os tipos de gatos mais leais e sociáveis. Quem tem um desses em casa, é apaixonado por ele!

Em primeiro lugar é preciso lembrar que o gato siamês ama brincar, sendo bastante apegado aos seus donos. Além disso eles gostam de caminhar, se dão bem com crianças e com adultos.

Publicidade

Quer saber mais sobre o gato siamês? Continue acompanhando esse post! Vamos te contar tudo sobre siamês! Boa leitura!

Tudo o que você precisa saber sobre gato siamês

O gato siamês tem a sua origem da Tailândia, sendo a primeira raça felina do Oriente. Sua história é de herança real, pois somente os reis tinham esse bichano em casa.

Alta energia, amoroso, inteligente e brincalhão, assim é o gato siamês. Ele é um animal que se dá bem com outros, afinal, como já dissemos, é bastante sociável! Portanto, se você quer ter um bichano em casa, essa raça é uma excelente opção!

Publicidade

Entretanto, caso você não tenha tempo de dar atenção ao siamês, é melhor evitar. Isso porque eles são carentes e amam ter total atenção dos seus donos. Portanto, eles estão sempre miando e pedindo carinho.

A pelagem

A pelagem do siamês é curta, possuindo fios bastante finos. Porém, não é somente em uma cor. A sua pelagem pode ser em preta, creme, bege, marrom ou branco. Os olhos, no geral, são azuis! Essas são mais algumas características para você saber tudo sobre siamês.

Siamês

Entretanto, os pelos no corpo são, geralmente, mais claros do que os da pata, cauda e focinho. Portanto, o gato siamês tem as suas extremidades bem marcadas.

Normalmente, o siamês é considerado uma raça bem saudável. Eles são musculosos e atléticos. Mas, como em todas as raças, o siamês sofre com alguns problemas genéticos.

Para você saber tudo sobre siamês, é importante saber que os principais problemas em sua saúde são:

  • Doenças respiratórias;
  • Problemas cardíacos;
  • Obstrução nasal;
  • Calculo na bexiga;
  • Doença chamada amiloidose.

Uma atenção especial deve ser dada a essa última doença. Ela só é descoberta quando os exames periódicos são realizados em seu gato. Sendo assim, o ideal é levar o seu gatinho ao médico com periodicidade.

Por serem gatos mais atléticos, os siameses têm longa expectativa de vida. Portanto, normalmente, podem viver entre 15 a 20 anos.

Tudo sobre siamês

Como prometemos, vamos te contar tudo sobre siamês, portanto, é preciso saber que eles necessitam de alguns cuidados. O gato siamês precisa de muita atenção e, como gosta de brincar, o ideal é comprar brinquedos e arranhadores para ele.

É interessante ter dois siameses em casa, assim, uma faz companhia para o outro. Além disso, o gato siamês é bem curioso. Portanto, é comum que ele queira dar umas escapadinhas e conhecer a região onde mora.

Se você não quer que o seu gato siamês saia, proteja bem a casa com telas nas janelas. Qualquer gretinha aberta ele pode escapulir.

Cuidado com o gato siamês

Além disso você precisa saber sobre o gato siamês é que ele é muito inteligente. Portanto, se quiser ensinar alguns truques a ele, fique a vontade! Ele vai aprender com bastante facilidade.

Contudo, o siamês não é bem o que se possa chamar de bichano obediente. Assim por mais companheiro que ele seja, na hora de receber ordens ele não aceita muito bem.

Gatos, de modo geral, gostam de liberdade! Portanto, não recebem os comandos dos seus donos com normalidade. No entanto, fique tranquilo, o siamês pode não obedecer sua ordem, mas vai acompanhar perfeitamente a sua rotina. Eles amam observar seus donos!

Como todo gato, o siamês tem os seus dias de temperamento arredio. Portanto não serão em todos os momentos em que ele estará dócil. Pode ser que um dia ou outro o gato siamês se torne mais recluso.

Gostou de saber tudo sobre siamês? Ficou ainda mais apaixonado pela raça? Eles são realmente lindos!

gato siamês

Lembre-se, ter um siamês, assim como qualquer outro, requer cuidado. Portanto, leve-o sempre a um veterinário para acompanhar sua saúde.

Além disso um outro ponto importante é, ofereça alimentos de qualidade para o siamês. Afinal existem ótimas marcas no mercado e o veterinário também pode ajudar você a escolher a melhor opção.

No mais, dê muito amor e carinho ao seu gato siamês. Ele vai amar!

Dúvidas? Deixe seu comentário.

Publicidade

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Elaine disse:

    Adotei uma gatinha de 6mese, foi criada no mato, acredito q sofreu mais tratos. Adotei de uma ong onde estava numa gaiola bem pequena e agora ela tem medo de tudo e de todos, vive escondida com mto medo, hoje é o terceiro dia comigo. O q faço, p ela c acalmar? Antes tive um siamês também adotado viveu até 21 anos de mto amor.

    • Meu MiauAu disse:

      Olá Elaine!

      Seja bem-vinda ao blog e parabéns pela adoção! Se a gatinha sofreu mal tratos é normal que ela tenha medo no início. É interessante uma consulta ao veterinário para descartar qualquer problema de saúde.

  2. Marisete apa. Salviano disse:

    Tenho,uma gata siamês tem 13,anos e castrada, agora apareceu na barriga vermelhão pode me ajudar se e alguma alergia gratidão

    • Meu MiauAu disse:

      Olá Marisete!

      Seja bem-vinda ao blog! Espero que a sua gatinha esteja melhor. Esse vermelhidão pode ter várias causas, podendo sumir como apareceu ou ter consequências mais sérias, então no caso de persistir o problema é importante consultar um veterinário para não correr riscos.