5 Técnicas Para Apresentar Um Cachorro a um Gato
Decerto estas 5 técnicas para apresentar um cachorro a um gato serão de grande utilidade. Principalmente para aqueles amantes de pets, que acabam decidindo por ter a companhia desses dois animais.
No entanto, o primeiro momento entre as espécies se não realizado de maneira correta pode se tornar uma grande dor de cabeça. Afinal são animais que a partir de agora terão que dividir seu lar, as brincadeiras e também a companhia do dono.
Desse modo, a apresentação pode acabar gerando ciúmes, o que influenciara em todos relacionamentos dos bichinhos. Com o fim de te ajudar a garantir que seu cão e gato se tornaram amigos confira 5 técnicas para apresentar um cachorro a um gato.
A saber, métodos comprovados para que os animais tenham um primeiro contato seguro tanto para eles como para os donos. Dessa forma as dicas servem tanto para apresentar filhotes, bem como animais em idade adulta. Eventualmente adequando as técnicas para a sua realidade.
#Técnica 1 – Prepare o Território
Eventualmente, quando um animal vai receber outro sendo ambos de mesma espécie a situação já pode ser complexa. Isso tendo a ser ainda pior quando são pets de espécies diferentes, como é o caso de um cachorro e um gato.
Dessa forma a primeira técnica a ser colocada em prática é a preparação do território para os animais. Principalmente para aquele que já reside em sua casa e já está adaptado com a rotina da família.
Afinal a mudança para ele será um pouco maior. Por isso garanta que o ambiente será preparado, comece a demonstrar ao animal que ele vai receber companhia. De fato, sempre intensificando o carinho e cuidado para que ele não se sinta menos amado.
Dessa forma garanta que o espaço do pet será preservado, como por exemplo, brinquedos, caminha e outros itens até que ele esteja mais adaptado a mudança que está acontecendo.
5 Técnicas Para Apresentar Um Cachorro a um Gato #Técnica 2 – Cuidados Antes da Apresentação
Nesse sentido, antes de apresentar de fato os animais estabeleça uma série de cuidados, como por exemplo, crie ambientes separados para o cachorro e o gato. Coloque sempre mostrando aos pets que cada um tem seu lugar na casa.
Desse modo, separe brinquedos para os dois, e garanta que o animal que já vive com você receberá muito carinho. Inegavelmente esse processo é difícil para ele, e por isso ele precisa receber muito afeto.
Portanto, outro ponto fundamental é ter o cuidado de separar a comida deles. Cada um dos animais precisa ter sua alimentação. Dessa maneira o local para realizar de forma individual. Nesse ínterim garantindo que um não vai comer o que é do outro, já que essa situação pode gerar atrito entre os pets.
#Técnica 3 – Hora de Sentir o Cheiro
Definitivamente os animais se reconhecem e desenvolvem muitas funções pelo olfato, e por isso apresenta-los pelo cheiro é a melhor opção. Dessa maneira coloque um para sentir o outro, fazendo carinho em ambos nesse primeiro momento de contato.
Simultaneamente deixem se cheirar pelo tempo que eles acharem necessário, sem forçar muito para que os animais não acabem se estranhando. Esse primeiro momento define como será a amizade entre os bichos.
5 Técnicas Para Apresentar Um Cachorro a um Gato #Técnica 4 – Olho no Olho
Por fim, após a apresentação do cheiro, deixe os animais se olharem, olho no olho, pata na pata e aquele contato que é fundamental para que se conheçam.
Logo, fique sempre supervisionando o momento, afinal ainda não se sabe de fato qual a reação dos bichos diante de todas essas novidades.
#Técnica 5 – Deixe os Animais Interagirem
De fato, é comum ficarmos apreensivos durante a apresentação dos bichos, e acabarmos restringindo o contato entre eles. Dessa forma, evite fazer isso, se policie e deixe que eles tenham momentos para interagir sem o seu controle.
Lembre-se que as brincadeiras de pets podem ser mordidinhas na orelha, contatos com a pata e outros. Por isso é fundamental respeitar os momentos em que eles estão criando vínculos durante a apresentação.
No entanto, garanta que quando você ficar fora de casa os animais terão ambientes separados. Pode ser que nesse momento inicial o contato sem a supervisão não seja saudável ainda.
Por isso só deixe com que fiquem sozinhos juntos se já existir uma relação entre os bichos e você tenha confiança para isso.
5 Técnicas Para Apresentar Um Cachorro a um Gato – Como colocar em Prática
Por fim, essas são as 5 técnicas para apresentar um cachorro a um gato, métodos que vão te auxiliar a estabelecer uma relação segura entre os animais desde o primeiro contato. Coloque em prática e garanta que os bichos terão tempo para criar um relacionamento amigável e de forma saudável.
Não se esqueça de dar aos pets muito amor, carinho e afeto, esses detalhes fazem toda diferença para os animais e influenciam diretamente em seu comportamento.
Ademais, isso ajuda com que aprendam a dividir o espaço sabendo que cada um tem sua importância dentro do ambiente. Dessa maneira, caso apareça qualquer dificuldade na relação dos pets procure um profissional especializado para te ajudar.
Seja o primeiro a comentar!