Gato

Gato persa veja os cuidados com o bichano

Gato persa veja os cuidados com o bichano

O gato persa é um dos gatos mais bonitos e peculiares do mundo. Principalmente devido aos seus casacos ricos e luxuosos de cabelos compridos e rostos arredondados. Por este motivo, esta raça é inconfundível na aparência.

Além disso essa raça também conta com uma boa personalidade. Assim, não é surpresa que eles sejam procurados por muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal, quem não gostaria de ter uma bola de pelos tão bonita e fofa?

Publicidade

Mas enfim, como sabemos, se você quer ter um gato persa, precisa estar preparado. Essa raça, assim como qualquer outra, precisa de certos cuidados para manter sua saúde. Portanto, você precisa estar atento a estes detalhes. Assim você poderá oferecer o melhor lugar para o seu bichano estar…

Pelos do gato persa

A pelagem do gato persa é uma das mais diferenciadas e lindas. Mas uma pelagem tão impressionante quanto essa custa um preço. Isso porque o pelo persa é muito comprido e grosso, e exige escovação e cuidados regulares para manter as melhores condições.

Afinal estes gatos não conseguem arrumar seus pelos adequadamente apenas sozinhos. Portanto, o gato persa tem a tendência de soltar muitos pelos pela casa. Ao mesmo tempo, a limpeza feita pelo próprio gato pode formar grandes bolas de pelo no estômago.

Publicidade

Sendo assim, o pelo do gato persa precisa de escovação diária para desembaraçar e remover pelos soltos.

gato persa 3

Problemas de saúde

Por causa desta seleção natural para produzir a aparência do gato, tudo veio com um certo custo. Isto é, uma variedade infeliz de problemas que afetam o trato respiratório e olhos.

O focinho do gato persa é curto e agachado. Isso quer dizer que as passagens nasais também são mais curtas e estreitas. O que pode resultar em problemas respiratórios. Os quais variam de roncos leves a respiração acentuadamente difícil e problemas para obter ar suficiente.

Isso pode ser um caso grave no caso de certos gatos persas. E o mesmo pode gerar uma certa desvantagem para a vida dos gatos dessa raça. Isso porque as passagens nasais curtas do gato resultam em dificuldades na regulação da temperatura.

Além disso os olhos desta raça também estão sujeitos a alguns riscos devido aos focinhos achatados. O que pode incluir uma superprodução de líquido dos ductos lacrimais, entrópio e triquíase.

Esta raça também têm um risco aumentado de ter atrofia progressiva da retina. Esta é uma condição herdada que leva ao gato ficar cego gradualmente.

cuidados com o gato persa

Dificuldades no parto dos filhotes de gato persa

O gato tem exponencialmente mais chances do que outros gatos de encontrar dificuldades no parto de seus filhotes. E isso se deve novamente ao seu focinho braquicefálico e cabeça arredondada.

Muitos dos casos, exigirão o parto por cesariana. Além disso, esta raça tem uma taxa de incidência muito mais alta de natimortos e mortalidade de filhotes.

Se formos nos basear pelos dados, cerca de 15 a 20% dos filhotes desta raça são de natimortos. Enquanto isso, toda a mortalidade dos filhotes chega a uma porcentagem de 29%.

A doença renal policística é outro problema comum para essa raça. No entanto, esta doença desenvolve uma insuficiência renal na parte tardia da vida do bichano. De acordo com os dados, esta doença chega tem uma incidência de até 49% de todos os gatos dessa raça.

A cardiomiopatia hipertrófica é outro exemplo. Desta vez, ela afeta o coração do gato, que geralmente tem uma idade avançada. A taxa de incidência chega até 6,5% nos gatos dessa raça.

Ou seja, o risco para se criar um gato persa é extremamente alto. Logo, é muito recomendado que você não faça a escolha sem antes pensar em todas as consequências.

Escolha consciente do gato persa

Para terminar este artigo, vamos falar sobre a escolha e os cuidados com gato persa no caso ter um como seu pet. É importante discutir e refletir muito sobre levar um gato persa para ser criado.

Pois eles são uma raça com um histórico de incidência de doenças muito ruim. É difícil dizer que o seu gato persa vai ser saudável por toda a vida. E muita das doenças que foram citadas acima são problemas graves.

Mas se mesmo assim você quer ter um gato persa, cuidado. Compre somente se o gato persa vier de um lugar que tenha uma boa reputação. E que tenha uma produção de gatos saudáveis.

Portanto sempre evite escolher um gato persa que tenha um focinho muito achatado. Sempre opte pelos indivíduos que tenham uma respiração confortável.

Publicidade

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!