Gato

Gato Maracajá – Saiba mais sobre essa raça de gato selvagem

O gato Maracajá é um gato selvagem natural das florestas das Américas Central e do Sul, muito capaz de escalar árvores. Saiba mais!

Gato Maracajá – Saiba mais sobre essa raça de gato selvagem
Gato maracajá - Saiba mais sobre essa raça de gato selvagem
Gato Maracajá – Saiba mais sobre essa raça de gato selvagem

O gato Maracajá é um gato selvagem natural das florestas das Américas Central e do Sul, que pode ser visto fora de áreas florestais, como plantações sombreadas de café ou cacau.

Assim, este gato está mais associado ao habitat florestal do que outros gatos tropicais americanos; dessa maneira, o gato Maracajá parece não ser tão receptivo a presença humana.

Publicidade

Origem

O gato Maracajá é um animal selvagem solitário e noturno. No entanto, no sul do Brasil já foi registrado como sendo ativo também durante o dia.

É ágil e excelente em subir árvores; assim, descansa e dorme em árvores, fazendo as suas casas em buracos e espaços que lhes caibam.

Por isso é considerado o mais arbóreo e melhor adaptado a viver em árvores do que outras espécies de gatos. Eles são solitários e territoriais e marcam seu espaço de várias maneiras.

Aparência

Publicidade

O gato Maracajá é pequeno, um pouco maior do que um gato doméstico grande, com os seus pelos variando de castanho cinza a amarelo e marcada com fileiras de manchas escuras.

A sua cabeça, assim como, o pescoço e garganta têm linhas pretas, e a parte de trás das orelhas são pretas com uma mancha branca no centro.

O pelo do gato é macio e grosso, e cresce “ao contrário” na parte de trás do pescoço, se inclinando para a frente. Este animal tem muitas variações individuais no seu belo padrão de pelagem.

Personalidade e temperamento

Eles possuem uma característica única que lhes permite se moverem e caçarem melhor nas árvores: as suas patas largas e macias e os dedos móveis lhes permitem pendurar nos galhos das árvores.

Também possuem tornozelos flexíveis podem rodar as patas 180 graus para fora. São muito rápidos, e mesmo durante uma queda podem se agarrar a um galho com uma pata dianteira ou traseira e subir de novo.

Além disso, as patas largas e macias proporcionam uma boa plataforma para saltar e uma superfície de aderência eficaz para escalar.

Veja também sobre:

Cairn Terrier – Saiba mais sobre essa raça amigável e independente

Cachorro Pequinês – Saiba mais sobre esse cãozinho inteligente

Pitbull – Descubra duas das raças mais parecidas. Confira!

Cachorro arranhando a parede – Descubra o que isso significa

Gato Exótico – Descubra agora 5 curiosidades sobre ele!

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente as dicas vão ajudar. 

Deixe também o seu comentário, pois vamos postar artigos novos com os assuntos da sua preferência!

Publicidade

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!